• Nelson Moleiro

Weingut Fred Loimer Seeberg Erste Lage Riesling 2016


Weingut Fred Loimer Seeberg Erste Lage Riesling 2016
Weingut Fred Loimer Seeberg Erste Lage Riesling 2016

Riesling seco até ao tutano! Chamem-lhe Kabinett, Trocken, arranjem nomenclaturas estranhas e complexas pela Alsácia, Mosel, ou mesmo aqui em Kamptal, Áustria, quero lá aber eu disso, eu sou é fã de Riesling seco. Se é que podemos falar em secura no que consta a vinhos provenientes desta uva, existe sempre açúcar residual omnipresente, mas a acidez destes vinhos incutida pelos terroirs e micoclimas equilibram e limpam as papilas gustativas.


Este Riesling austríaco, Loimer Seeberg Erste Lage 2016, advém de uma parcela classificada como “1er cru” a oeste de Zöbing, a parcela Seeberg, uma parcela de videiras que permite a expressão máxima da uva Riesling neste território. Um vinho bastante complexo, a mineralidade presente no aroma é algo que me chama de imediato a atenção, ligeiramente frutado e com floral aromático mas com discrição, bem casado, envolvente em boca transmitindo profundidade e concentração, mas sempre com uma acidez fabulosa que o torna equilibrado e redondo.


Um vinho que harmoniza maravilhosamente com cozinha asiática, tudo o que envolva picante e especiarias. No meu caso particular acompanhou na perfeição um prato típico tuga, ervilhas com ovos escalfados. Absorveu o picante e dançou na perfeição com a chouriça e bacon. É para isto que os vinhos existem, para criarem experiências inolvidáveis à mesa.


Castas: Riesling


Região: Kamptal, Áustria


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 30€


#riesling #austria #vinhobranco





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo