Nelson Moleiro
Weingut Fred Loimer Seeberg Erste Lage Riesling 2016

Riesling seco até ao tutano! Chamem-lhe Kabinett, Trocken, arranjem nomenclaturas estranhas e complexas pela Alsácia, Mosel, ou mesmo aqui em Kamptal, Áustria, quero lá aber eu disso, eu sou é fã de Riesling seco. Se é que podemos falar em secura no que consta a vinhos provenientes desta uva, existe sempre açúcar residual omnipresente, mas a acidez destes vinhos incutida pelos terroirs e micoclimas equilibram e limpam as papilas gustativas.
Este Riesling austríaco, Loimer Seeberg Erste Lage 2016, advém de uma parcela classificada como “1er cru” a oeste de Zöbing, a parcela Seeberg, uma parcela de videiras que permite a expressão máxima da uva Riesling neste território. Um vinho bastante complexo, a mineralidade presente no aroma é algo que me chama de imediato a atenção, ligeiramente frutado e com floral aromático mas com discrição, bem casado, envolvente em boca transmitindo profundidade e concentração, mas sempre com uma acidez fabulosa que o torna equilibrado e redondo.
Um vinho que harmoniza maravilhosamente com cozinha asiática, tudo o que envolva picante e especiarias. No meu caso particular acompanhou na perfeição um prato típico tuga, ervilhas com ovos escalfados. Absorveu o picante e dançou na perfeição com a chouriça e bacon. É para isto que os vinhos existem, para criarem experiências inolvidáveis à mesa.
Castas: Riesling
Região: Kamptal, Áustria
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 30€
#riesling #austria #vinhobranco


