Colheita Tardia - My Sweet Late Harvest

09.08.2016

 

Menos é mais. É uma expressão muito batida, usada em diversos registos e situações, e em especial no universo gastronómico Masterchef. Realmente, é a expressão mais adequada para descrever a combinação que trago hoje ao blog. Como em tudo na vida, não precisamos nem devemos complicar em demasia. Usar poucas coisas, mas boas, que em conjunto e harmonia, originem uma combinação única e sedutora. Viva o minimalismo!

Um jantar combinado com um grupo de amigos, com vista a experimentar um restaurante Indiano em Leiria, o Coconuts, desencadeou a ideia de trazer a Sophie's Secrets ao Táscuela, uma vez mais, e para continuar!

 

A ideia

 

Sendo o jantar num Indiano, uma comida tipicamente mais picante, com bastantes especiarias, bem condimentada, nada melhor que proporcionar uma sobremesa fresca para contrabalançar e compensar a refeição principal, acompanhada obviamente, por um vinho à altura. Aqui para o je, nada melhor que servir um colheita tardia, e o escolhido foi o Aneto 2010 do Douro, reservado na minha garrafeira para uma ocasião destas, e entre amigos, melhor.

 

A sobremesa - "Enigma Cítrico"

 

Torta de cenoura, sobre um curd de laranja,

com sorvete de laranja,

toranja, e crocante de biscoito

 

Deixo-vos algumas imagens para apreciarem e salivarem com esta sobremesa. Para saberem mais, visitem e perguntem à Sophie's Secrets. Na prova, a malta contribuiu para o baptismo de nome da sobremesa, e o nome vencedor foi Enigma Cítrico. Outros nomes muito particulares e criativos foram equacionados e estiveram em cima da mesa (Suruba, não é Susana Micaelo!?). Todos adoraram, top quality!

 

O vinho

 

Aneto 2010 Colheita Tardia (100% Sémillon)

 

Em primeiro lugar, o que é um colheita tardia e porquê um colheita tardia?

Mais conhecido por Late Harvest, a colheita tardia, de uma forma simples e concreta, significa que a vindima das uvas é feita mais tarde do que o habitual, podendo ser várias semanas depois. Esta espera da uva na videira, aumenta a concentração de açúcar na fruta, origina vinho com maior teor alcoólico, mas também, aumenta o risco de podridão e agressões por chuva e predadores (pássaros). É o fungo Botrytis Cinerea, o causador da graciosa e bendita "podridão nobre" destes vinhos, pois no seu ataque à uva, as películas são perfuradas, os bagos desidratam por perda de água, murchando e atingindo níveis elevados de açúcares. Contudo, estas uvas conseguem manter a sua acidez, dando lugar a vinhos doces mas nada enjoativos, e com enorme potencial de envelhecimento.

Tinha 3 colheitas tardias por onde escolher. Achei por bem escolher este Aneto 2010, pois era o único branco que dispunha e os seus sabores identificam-se na perfeição com esta sobremesa.

 

  

Descrição

 

Garrafa de 37,5 cl

Região: Douro

Casta Sémillon (100%) tradicional da região de Bordéus, cor amarelo dourado que enriqueceu com o tempo, aroma complexo e elegante a frutos secos, alperce, mel e flores silvestres. Na boca, boa harmonia, volumoso e boa acidez, excelentes sabores a frutos brancos maduros e algum tostado a barrica.

Vindima no final de Novembro, de cachos intensamente atacados pelo fungo Botrytis Cinerea, prensagem suave das uvas, fermentação em inox a baixa temperatura, e estágio em barricas de carvalho francês durante 12 meses.

Servir a 10-12ºC

Álcool: 11,5%

Excelente para sobremesas, mas também acompanha entradas e pratos de aves e alguns peixes.

 

Opinião do Táscuela and Friends

 

Muito surpreendidos pela positiva com este vinho, encantados com os sabores a pêssego, alperce e caramelo/mel. Com boa companhia, a garrafa desaparece num ápice! 5 estrelas.

 

 

 

 

 

 

 

 Até já malta!

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle