Rosé Sorbet - Sorvete de Vinho Rosé e Framboesas

25.09.2016

 

E já estamos em final de Setembro, a tocar os calcanhares a Outubro! Alguém deu por passar Junho, Julho e Agosto? Serei só eu que viu o verão passar num abrir e fechar de olhos? Incrível como estes meses passaram a correr. Brevemente temos as pessoas em corridas frenéticas às lojas, todas excitadas com botas, casacos e camisolas. Tudo certo, isto foi feito para comprar, comprar, comprar. Mas enquanto a estação não muda em definitivo, vamos aproveitar todos os segundos e migalhas que restam do tempo quente. Foi uma época rica em degustação de vinhos brancos, espumantes, vinhos verdes, e uma nova descoberta para o je, os rosés. Eu era daqueles cépticos, que diziam que rosés não eram vinho, era aquela bebida tipo groselha que as pessoas escolhiam beber em jantares de grupo. Errado, meu caro, não podias estar mais errado! Li, bebi, experimentei, diversifiquei, eduquei-me, e descobri um novo segmento de vinhos que não fazia parte da minha vivência quotidiana. São vinhos jovens e ideais para pratos leves de verão, frango, peru, peixe grelhado, sushi, whatever. Quando são bem trabalhados e elaborados a partir de castas nobres, são vinhos de carácter e qualidade indubitável.

Então, e o que trago aqui hoje? A sugestão que apresento, para esta altura em que o verão se despede e que o outono ainda boceja, o lusco-fusco entre estações, é um delicioso sorvete de vinho rosé com framboesas. Uma bela forma de terminar o verão e homenagear os excelentes rosés que tive o privilégio beber. Uma vez mais, recorri ao óbvio e garantido, pedi à Sofia que me ajudasse, e a Sophie's Secrets esmerou-se como sempre. "Preciso aqui de algo com vinho rosé...", e voilá, aqui temos! Um belo e sensual sorvete de rosé e framboesas, que considero interessante experimentarem. Quanto a dicas, perguntem à Sofia, bastando seguir a sua página no Facebook - Sophie's Secrets.

Rosé Sorbet - Sorvete de Vinho Rosé e Framboesas

Consiste em 3 ingredientes e um equipamento:

 

Vinho Rosé

Framboesas

Açúcar

Máquina de Gelados

Se gostas de gelados, e fazer experiências caseiras, uma máquina de gelados é sem dúvida um bom investimento, não sendo um artigo muito dispendioso (aí por 30-40€, ou menos, compras na boa). A minha sugestão para serviço e apresentação deste sorvete, consiste em deitar um pouco do vinho rosé sobre o sorvete, de maneira a enriquecer o sabor, dar elegância ao conjunto, e ainda ter um pouco de vinho para beber no final. Tipo a pastilha do gelado Epá! Se preferirem, acompanhem o sorvete com vinho em separado, ou mesmo só o sorvete.

 

O vinho que escolhi para o efeito, foi um rosé alentejano, um Cortes de Cima Rosé 2015.

 

Castas : Aragonez (50%) e Merlot (50%)

 

Cor brilhante, límpida e ténue, com intenso aroma a frutos de verão (pêssego e alperce), e ligeiro cheiro a especiarias. Na boca, acidez viva, paladar elegante e ligeiramente aveludado, muito fresco, com final persistente denotando alguma mineralidade. Mais um exemplo de um bom rosé português, sem dúvida um óptimo parceiro para os dias quentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como qualquer sorvete, é uma opção muito refrescante e uma boa aposta! Mas fiquei a pensar, e com a convicção, que um rosé em versão gelado, com as natas e leite inerentes, poderia resultar num efeito tão bom ou mesmo melhor. A experimentar!

 

Aproveitem, saboreiem e comentem! Cheers!

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle