Encontro com o Vinho e Sabores 2016

13.12.2016

 

Já foi no mês passado, a meio de Novembro, que decorreu o evento Encontro com o Vinhos e Sabores 2016 no Centro de Congressos de Lisboa. Mais uma edição deste evento, organizado pela Revista de Vinhos, que é considerado o maior evento de vinhos em Portugal, e que habitualmente decorre durante quatro dias, sexta, fim-de-semana e segunda-feira, sendo este último dia exclusivo para profissionais. Já estive para participar neste certame em diversas ocasiões, mas nunca foi possível ou oportuno, contudo este ano lá consegui marcar presença.

E o que tenho a dizer sobre este EVENTO?

É uma organização tremenda, de enorme dimensão e projecção, com centenas de produtores e representantes, milhares de vinhos em prova, em que cada expositor dá a provar ao consumidor as suas novidades no mercado. A existência de um pavilhão destinado aos "sabores" é de enaltecer, ainda que não tenha visitado o espaço convenientemente, já que só compareci no dia de sábado, e o destinei quase em exclusivo aos vinhos.

 

A minha experiência no EVENTO

O que tenho a dizer sobre a minha experiência? Muito pouco! Isto porque, à semelhança de qualquer rookie, amador nestas andanças, não fiz um plano prévio e selecção do que visitar, direccionando desta forma a minha experiência para uma aprendizagem mais selectiva. Ao contrário, optei pela febre de querer visitar todas as "capelinhas", não fossemos nós verdadeiros devotos desta religião. Julgo que um só dia é muito pouco para quem pretende efectivamente registar experiências positivas, excluir outras que desiludam, e assimilar algo deste evento. Talvez um dia para vinhos brancos e rosés, outro para tintos e espirituosos, ou mesmo uma prova especializada, sejam as minhas ideias para uma futura participação pessoal.

 

Até porque o sábado deve ser mesmo o dia de maior confusão, em que perto da recta final temos um género de Feira da Golegã, em que só ficam a faltar os cavalos, como comentou a minha amiga Andreia, ahah.

De qualquer forma adorei a experiência, num ambiente descontraído e na companhia de amigos, em que revisitei produtores já meus conhecidos, mas também conheci e contactei com novos vinhos, empresas e especialistas deste mundo vínico. Alguns vinhos premiados, de mim não levam prémio, e alguns vinhos injustamente ignorados, ganham o meu reconhecimento pessoal. Mas isto é o mundo dos vinhos, debate, discórdia e muita prova.

 

Lá estaremos no Encontro com o Vinho e Sabores 2017! Ficam algumas fotos e respectiva galeria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle