Os Comes e Bebes pela Bairrada

18.01.2017

 

Quando numa anterior publicação vos falei da experiência de Enoturismo pela região da Bairrada, com a visita à Adega Campolargo e sua Casa de Mogofores, também referi que deixaria algumas dicas de alguns locais onde comer algumas iguarias desta região. São espaços que visitei, de conceito e identidade distintas, que reflectem a minha experiência pessoal, mas que valem a pena conhecer e experimentar por quem circular por aquelas bandas.

Restaurante Vidal

 

Se vais a Roma visitas o Papa, se vais à Bairrada enches a mula com leitão assado! É simples, não há volta a dar, é um pitéu do caraças, e a malta vegan no fundo também concorda, não há tofu, sementes ou papas de aveia, que superem este leitãozinho estaladiço. Locais para comer leitão assado na região não faltam, é um em cada esquina, uns mais conhecidos que outros, os bons, os muito bons, e aqueles que são assim assim, pois na zona é muito difícil servir mau leitão. O Rei dos Leitões é talvez o restaurante mais conhecido e falado em Portugal, conhecido por todos nós, e digamos, é do caraças! Mas eu gosto sempre de experimentar algo fora da linha turística habitual, e após uma pesquisa local, num espírito de boca a boca em que perguntas aos locais "Se fosse você onde iria comer o melhor leitão da zona?", lá nos decidimos pelo Restaurante Vidal, um pouco mais deslocado a Norte, já a tocar terras de Águeda.

 

 

E a minha opinião é que foi do melhor leitão assado que já comi. Dose generosa, o bicho é obviamente assado no dia, de pequeno porte como se pretende, queremos leitão e não porco, pele crocante e estaladiça, servido com batatas fritas caseiras cortadas em palitos. Um verdadeiro pitéu para lambões como eu. Possui uma boa carta de vinhos, e em terra de espumantes, optei pela recomendação do vinho da casa, um espumante branco bruto, das Caves São João. É um bom espumante Bairradino que acompanha na perfeição este precioso prato. Como já referi várias vezes, nunca menosprezem os vinhos da casa em certos restaurantes, temos óptimas surpresas e em muito boa conta. O preço da refeição é um preço muito justo, tendo em conta a qualidade do prato e a dose generosa, tendo passado a ser o meu local de eleição para comer leitão, superando o Leitão da Boavista, aqui na minha cidade de Leiria.

 

 

 

 

Restaurante Vidal

Almas da Areosa 
3750-043 Aguada de Cima
( Águeda )

www.restaurantevidal.pt

 

Restaurante Churrasqueira Dom Ferraz

 

Restaurante que serve como especialidades o prato Terra e Mar, muito conhecido e procurado ali por Anadia, onde temos no mesmo prato, carne grelhada, marisco (camarão) e peixe (lulas) , servidos com arroz e batata frita. A típica brutidade da cozinha tradicional portuguesa que adoramos! Temos várias qualidades de carne por onde escolher, como vitela, porco, cabrito ou borrego. O Terra e Mar é algo que todos irão gostar, provei o de vitela e estava muito bom, a carne mal passada como pedi, o que é por vezes difícil executar em muitas cozinhas por aí fora. Os empregados são de uma simpatia espantosa, bastante atenciosos.

 

O espaço é razoável, sempre muito movimentado, mas uma boa alternativa para quem pretenda fugir ao típico leitão. Boa carta de vinhos, onde se encontram muitos e bons vinhos da Bairrada a bons preços. Neste jantar, optei por escolher algo que nunca tinha provado, um Quinta dos Abibes Tinto Reserva 2012, um blend de Touriga Nacional com Cabernet Sauvignon com estágio em carvalho francês. Um vinho muito elegante e aromático, uma boa aposta do meu ex-professor Batel no mundo dos vinhos. O preço da refeição para a quantidade e qualidade acho que é bastante apropriado.

 

 

 

Restaurante Churrasqueira Dom Ferraz

Estr. Nacional 1 - Lugar de Vendas - Pedreira
3780-295 Anadia

Facebook - Dom Ferraz

 

Dicas do que podem visitar na região

 

Para além da Adega Campolargo na Quinta de São Mateus, já devidamente relatada num artigo anterior, mesmo ao lado das suas vinhas encontra-se a Quinta da Encontro, um espaço que merece ser visitado pela sua concepção arquitectónica moderna, para além de ser também restaurante, espaço de eventos, e adega. O Museu do Vinho da Bairrada, no coração de Anadia, é um local de paragem obrigatória, onde aglutinamos cultura e saber vinícola Bairradinos.

 

Quinta do Encontro

 

Pertencente ao Grupo Globalwines, onde se inserem também casas como a Quinta de Cabriz, Paço dos Cunhas Casa de Santar (Dão), e Monte da Cal (Alentejo), é local único na região pela sua excentricidade e modernismo. Um edifício em forma de cilindro, constituído por sala de eventos no piso superior, restaurante e wineshop no piso de entrada, e adega nos pisos inferiores, com a particularidade do acesso se efectuar sem recurso a escadas, em que vamos descendo sempre em forma de espiral ao longo da adega. Gostei imenso. A adega é moderna, mas pequena, funcionando quase como um mostruário em pequena escala do que se faz na "adega mãe" na Quinta de Cabriz, onde se procedem à maioria dos estágios em barricas de carvalho, engarrafamento, etc. Quanto à sala de eventos e restaurante, não foi possível a visita detalhada pois decorria um evento, para além de um jantar vínico que estava a ser preparado e iria ter lugar no respectivo restaurante. Estes jantares decorrem com propostas culinárias do chef residente, harmonizadas com os vinhos da casa. Em alternativa, fiz a visita guiada à adega, e aproveitei para fazer umas compritas na wineshop, sempre apetecível, uma vez que estão presentes os vinhos de todas as quintas inseridas na Globalwines. Sem dúvida um local a revisitar e muito interessante por sinal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta do Encontro

Rua de São Lourencinho 
3780-907 São Lourenço do Bairro, Anadia

www.quintadoencontro.pt

 

 

 

Museu do Vinho da Bairrada

 

 

No centro da Anadia, este é um Museu que interessa percorrer. Ficamos a saber a história vinícola da região e todo o contexto, para além de contactarmos com artefactos e utensílios já pouco ou nada vistos nos dias de hoje. Uma boa proposta.

 

 

Museu do Vinho da Bairrada
Av. Eng. Tavares da Silva
3780 - 203 Anadia

Facebook - Museu do vinho da Bairrada

 

 

Extra

 

 

Dux Petiscos e Vinhos

 

 

Guardei este apontamento para o final, por considerá-lo fora de rota ou deslocado do tema que me propus falar, mas não posso deixar passar ao lado. O Dux Petiscos e Vinhos é um restaurante situado em Coimbra, logo não poderemos dizer que esteja inserido na zona demarcada da Bairrada, mas qualquer winelover que se desloca a Norte a essa região, ou volta dela rumo a Sul, tem neste local uma paragem certa e obrigatória. Este restaurante prima pela excelência do serviço, sendo uma autêntica taberna urbana onde são servidos imensos petiscos tradicionais portugueses acompanhados por uma vasta e excelente carta de vinhos, com dezenas de referências, onde se incluem muitas opções a copo.

 

E é este ponto que quero focar e realçar, pois apesar de não se auto-proclamar de wine bar, o Dux é para mim um verdadeiro wine bar, no verdadeiro sentido da palavra e conceito. Aqui além dos maravilhosos petiscos, a grande oferta de vinhos a copo com múltiplas referências, permite elevar ao máximo a experiência degustativa, quer nos petiscos, quer nas sobremesas. Quantas vezes vamos a ditos wine bars, ou melhor, que se gostam de rotular dessa forma, e não temos variedade e qualidade de vinho a copo? Vou pedir uma série de petiscos e tenho que optar pela mesma garrafa de vinho? E quando há vinho a copo tenho somente uma ou duas opções muito limitadas? Amigos, vocês são uma taberna e não um wine bar, não abusem da moda e do boom turístico, só descaracterizam o conceito. Dito isto, o Dux Petiscos e Vinhos leva a minha nota máxima, em todos os aspectos, serviço, oferta e variedade de petiscos e vinhos, e a qualidade dos mesmos. Interessa também referir que abriram dois novos espaços, com identidades próprias, mas a mesma filosofia. Falamos do Dux Taberna Urbana (Coimbra) e o Dux Palace (Viseu).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dux Petiscos e Vinhos

Rua dos Combatentes da Grande Guerra nº 102

3030-181 Coimbra

www.duxrestaurante.com

 

 

Um brinde a todos!

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle