Tazem Tinto Reserva 2011

03.04.2017

 

Pois é, surpresa! Esta semana não temos um, mas sim dois xiripitis eleitos para este espaço. Isto tudo porque não podia ficar indiferente a esta pomada, e sendo assim quebrámos a regra.

 

Não é novidade nenhuma para quem nos acompanha a minha crescente predilecção para alguns vinhos do Dão. É fácil explicar e irei fazê-lo com curtas palavras, sabem-me a vinho! Neste caso particular descobrimos um vinho que nada nos dizia de nome, Tazem, pertencente à Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, com vinhas situadas na sub-região da Beira Alta, entre os 400 e 700 metros de altura. Não me façam grandes perguntas às quais não saberei certamente responder, mas este micro-clima regional produz vinhos tintos que gosto particularmente, onde a mescla entre as castas regionais e nacionais usadas na sua elaboração permitem obter vinhos distintos e de eleição. No caso particular, este Tazem Reserva 2011 veio confirmar uma vez mais o que tenho vindo a observar progressivamente, vinhos do caraças!

 

 

Um vinho muito macio, elegante, sem descurar todo o aspecto tânico rústico a que um vinho deve obrigatoriamente obedecer, pelo menos vejo assim. Felizmente temos vinhos que ainda nos remetem à origem essencial da bebida, ser vinho. Neste lote temos Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, e sendo esta a colheita de 2011, anseio por provar outras mais. Um vinho com excelente aroma a frutos negros, e que na boca revela toda a sua intensidade, com bom volume e acidez, bastante equilibrado e macio. Excelente conjunto e bem harmonioso, num vinho que não me cansei de beber! A a foto seguinte ilustra bem. Um vinho merece a nossa distinção e prémio quando viramos a garrafa e já não bota mais. Este foi um deles.

 

 

 

 

Tazem Tinto Reserva 2011

 

 

 

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro

 

Teor Alcoólico: 13% Vol.

 

PVP: +/- 11€

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle