Aneto 2003 Tinto. Boa bolha!!!

17.05.2017

 

Voltámos aos vinhos do Douro, desta vez para fazermos o teste do tempo! Será que este vinho tipicamente duriense resistiu ao avançar dos anos em garrafa? E será que evoluiu bem? Ou será que já ultrapassou o ponto de inflexão e encontra-se na curva de declínio? E qual a melhor maneira de averiguar todas estas incógnitas? Na melhor que abrir este Aneto 2003 acompanhado da gastronomia da época, iscas de fígado com favas da Mata de Mira de Aire, um pitéu provinciano. A autenticidade da comida de conforto a por à prova este exemplar.

 

 

 

 

A curiosidade de guardar garrafas e beber vinho em diferentes fases do seu ciclo de vida, tem tanto de fascinante como de controverso. As características deste tinto da colheita de 2003 permitiam-me ter esperanças numa boa surpresa e experiência. Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Tinto Cão, um blend genuíno, patriótico, terreno, seguindo a normativa simples (e que gosto) que boa uva e terroir originam bons vinhos, tudo bem integrado num estágio de 12 meses em carvalho francês.

 

Depois de decantado de forma a eliminar o depósito, foi deixado meia-hora de boca aberta, e as primeiras goladas permitiram retirar algumas dúvidas e inquietações. Com aroma a fruta madura ainda bem vivo, é um vinho de cor bem carregada, e na boca a mostrar tremenda suavidade e elegância, com taninos de elevada qualidade que sem dúvida permitiram este envelhecimento tão positivo. A madeira ainda lhe confere alguns sabores baunilhados, com bastante envolvência na boca e de persistência duradoura, levando-me a considerar este Aneto 2003 um bom vinho do Douro que o tempo e os anos elevaram, apesar de nunca o ter provado em jovem. Contudo, arrisco a bujarda! Gosto disto, e gosto quando estou certo, e das poucas vezes que acontece um gajo fica contente. Ainda bem que aguardei uns anitos para abrir este Aneto 2003!

 

 

Aneto 2003 Tinto

 

 

 

Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Tinto Cão

 

Teor Alcoólico: 14% Vol

 

PVP: +/ 10-12€ para quem encontrar

 

Um brinde!

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle