Vadio Branco 2015

30.06.2017

 

Vinhos brancos descomprometidos, simples e genuínos, com acidez vibrante a reflectir a frescura necessária neste segmento! Queremos? Claro que sim! Este Vadio Branco provém de um clima e terroir de vinhas plantadas em solos franco-arenosos na Bairrada, transmitindo a simplicidade que um vinho branco elaborado a partir de castas tradicionais deve ter.

 

Sem recorrer a barrica e complexidades fúteis, temos uvas de vinhas velhas de Cercial conjugadas com Bical, tudo isto aliado a processos e cuidados tipificados da vinificação de um branco, fermentação em cubas de inox, estágio em borras finas. Processos simples, tradição, terroir certo, vinhas bem cuidadas, enologia e visão correctas, dão origem a bons vinhos! Não há muito a dizer, é bom porque simplesmente é bom, e cai que nem uma luva no meu gosto pessoal. Quem aprecie um branco que não penda para o lado do frutado, que seja leve, com acidez e mineralidade proeminente, aqui temos mais um bom exemplo do que se faz no nosso Centro Atlântico.

Vadio Branco 2015

 

 

 

Um vinho límpido de cor citrina suave, no nariz tem pujança e intensidade, com notas cítricas limonadas, a pender para a lima e outros cítricos mais intensos. Na boca a meu ver destaca-se por alguma salinidade e mineralidade com acidez viva a integrar bem os sabores da fruta, discretos e q.b., dando corpo e prolongamento ao vinho. Aqui acompanhou uma sardinhada, um daqueles pratos mais discutidos quando se fala em harmonização vinho/comida.

 

Uma boa proposta de uma casa e produtor que desconhecia na aldeia da Poutena, concelho de Anadia, empresa familiar nascida da visão de Luís Patrão, enólogo residente na Herdade dos Coelheiros e anteriormente na Herdade do Esporão. Luís Patrão quis criar um projecto pessoal familiar com a vista a projectar e relançar os vinhos D.O.C. Bairrada, fundamentada na aposta de castas tradicionais.

 

Eu também sou um vadio e aprecio!

 

Castas: Vinhas Velhas de Cercial (80%) e Bical (20%)

 

Região: Bairrada

 

Teor Alcoólico: 12,5% Vol.

 

PVP: +/- 9,5€

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle