Quinta Nova Luxury Winery House

10.08.2017

 

Hoje o tema é Enoturismo, e vamos ao nosso cantinho predilecto de Portugal, o Vale do Douro, único pela sua beleza natural aliado ao desenho vinícola introduzido por mão humana. Este mês de Julho finalmente conseguimos conhecer a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro, mesmo entre o Pinhão e o Peso da Régua, na margem direita do tranquilo Rio Douro. A Quinta Nova é exemplo do expoente máximo no enoturismo de luxo nacional e mesmo a nível internacional! Temos visto esta oferta crescer e a ter o reconhecimento merecido, e hoje o Douro surge no topo das escolhas como destino vínico. Portugal é dos países que mais sabe acolher, e quando bem planeado e estruturado, tem oferta turística de excelência e incomparável! Somos mesmo bons nisto!

 

 

Quinta Nova Luxury Winery House

A palavra que resume este local é charme! A nossa estadia de fim-de-semana permitiu interiorizar o que é viver numa quinta senhorial e oitocentista! Um hotel exclusivo, somente 11 quartos, decorados com pormenores e lucidez de épocas remotas, todos com vista privilegiada para as vinhas e rio! Além disto, uma Capela, terraços enormes e jardins onde nos é possível relaxar e parar por momentos o tempo, sempre com um belo copo de vinho na mão. Verdadeira qualidade de vida! E o que dizer da piscina situada entre as vinhas? Que coisa mais linda! Mas este verdadeiro hotel do vinho vai bem mais longe e não esgota a sua oferta na hospedagem, os hóspedes e os turistas ditos de passagem podem visitar a Adega, participar em prova de vinhos, comer umas tapas, comprar os vinhos na loja, bem como realizar múltiplas actividades pontuais e sazonais como por exemplo, cursos de vinhos, participar nas vindimas ou ser enólogo por um dia. Também podemos fazer caminhadas pela propriedade por entre encostas serpenteadas por vinhas, uma das minhas actividades predilectas associadas a estas estadias.

 

Para complementar toda esta oferta principesca não poderia faltar um bom restaurante, é aí que entra o Conceitus Winery Restaurant. Já altamente consagrado e reconhecido, prima pela excelência aliada à inovação e sustentabilidade, recorrendo a produtos da época e integrando a gastronomia com vinhos do portefólio Quinta Nova, sempre com propostas diárias originais e enriquecedoras, tudo isto para ser degustado no terraço com a maravilhosa vista para as vinhas e encostas do Vale do Douro. A oferta vínica não está esquecida e podemos optar por uma degustação de vinhos, mediante a recomendação do enólogo, onde provamos vários vinhos ao longo da refeição, ou simplesmente escolher da carta.

O que pretendo partilhar é um pouco da nossa experiência neste recanto, mostrar o alto patamar em que chegou este tipo de turismo, experiência essa que englobou alojamento, visita à Adega, prova de vinhos, experiência degustativa no Conceitus Winery Restaurant e passeio pela propriedade.

Desde que a família Amorim adquiriu esta propriedade a estratégia foi bem definida, produzir vinhos de mesa de qualidade média-alta, os ditos vinhos tranquilos. Numa região historicamente ligada ao vinho generoso mais famoso do mundo, o vinho do Porto, a Quinta Nova produz principalmente vinhos tintos, brancos e também rosé, e somente lança vinhos do Porto Vintage e L.B.V. em anos excepcionais, em que a qualidade o justifique. O clima do Douro, e em particular a localização das vinhas da Quinta Nova, com muitas horas de exposição solar permitem obter dos vinhos tintos mais estruturados a nível mundial. Vinhas localizadas em diferentes cotas de altitude permitem também opções e estratégicas enológicas interessantes, com vinhos sempre diferentes todos os anos, onde o clima e os trabalhos na vinha durante o ano têm forte influência no resultado final. 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

Visita à Adega e Prova de Vinhos

 

É uma adega modernizada, forte investimento em tecnologias que permitem rentabilizar e elevar os vinhos Quinta Nova a patamares de alta qualidade. Automatizações, robotização e tecnologia de ponta, recorrendo unicamente ao serviço externo de engarrafamento.

 

 

  

 


A visita termina na sala de provas, onde também opera o winebar, onde os visitantes poderão optar por diferentes opções de provas de vinhos, existindo também a possibilidade de degustação de tapas, tudo bem enquadrado com paisagens idílicas sobre a a vinhas e o rio. No nosso caso particular a prova incidiu em três vinhos, Pomares Branco (Viosinho, Gouveia e Rabigato), Quinta Nova Unoaked Tinto (Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Touriga Nacional) e Graínha Reserva Tinto (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz). Adorei o Quinta Nova Unoaked, que por sinal era a referência que nunca tinha provado, um vinho muito fresco, pleno de aromas a fruta vermelha madura, com boa estrutura de taninos e presença em boca. Gosto particularmente desta abordagem diferenciadora dos registos mais habituais. Um espaço muito interessante onde se pode vir petiscar e desfrutar de bons vinhos, funcionando como wineshop e winebar da Quinta, quer para hóspedes quer para visitantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceitus Winery Restaurant



O Restaurante situa-se mesmo à entrada, ao lado da Capela, e estende-se pelo terraço. Um espaço único e cativante para os dias e noites de Primavera/Verão. O restaurante já é sobejamente conhecido e reconhecido na região, estando entre os melhores restaurantes situados no Vale do Douro, galardoado dentro e fora de fronteiras, inclusive em publicações de altíssimo reconhecimento como o Financial Times. O chef procura sempre criações e sugestões diferentes, recorrendo a ingredientes endógenos e sazonais, tudo bem integrado com os vinhos Quinta Nova. Quem vem à Quinta Nova não pode perder uma experiência no Conceitus, é obrigatório. Foi até hoje, das minhas muitas idas à região, a melhor experiência gastronómica, de início ao fim. Não me esqueço de referir o espantoso profissionalismo de todo o staff do restaurante, um nível altíssimo difícil de encontrar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Mirabilis Grande Reserva MMXV Branco


 

Como já referido anteriormente, a oferta de uma experiência vínica por sugestão do enólogo é uma opção mais que acertada e deveras interessante para uma refeição no Conceitus Winery Restaurant, contudo algo me conseguiu cativar ainda mais, a presença do Mirabilis Grande Reserva 2015 Branco, vinho completamente esgotado no mercado, inclusive na loja da Quinta Nova, somente reservado para consumo no Restaurante. Será que existem dúvidas para onde pendeu a minha escolha?

 

 

Trata-se do primeiro vinho branco português a entrar para a ilustre lista dos melhores vinhos do mundo, tendo obtido 94-96 pontos em 100 possíveis pelo prestigiado Robert Parker, colocando o Mirabilis e os vinhos durienses no patamar dos grandes vinhos mundiais, de maior carácter, estrutura e reconhecimento! Mirabilis em latim significa “algo maravilhoso” e este vinho é muito mais que maravilhoso, é sublime. Finalmente a oportunidade de o provar, comprova tudo o que se diz e fala dele, e quando bebido no local certo, é enriquecedor!

Obtido das melhores uvas de Viosinho, Gouveio e Vinhas Velhas de pequenos produtores das regiões de Alijó, Murça e Tabuaço. As vinhas situam-se acima dos 500 metros de altura o que permite o crescimento de uvas que vão transmitir frescura e acidez desejada a este vinho. Selecção manual e criteriosa das uvas à entrada da adega. Prensagem directa de uva inteira e fermentação em barricas de carvalho francês e húngaro a baixas temperaturas.

Um vinho de cor citrina, límpida e brilhante. Tem aromas complexos, fruta branca, frescura e mineralidade do terreno granítico a sobressair e a engrandecer este vinho. Salino. Aqui e ali alguns apontamentos de especiarias. Na boca é grandioso, puro, estrondosamente harmonioso e elegante, de uma acidez fina que se entranha no palato que o torna irresistível e persistente na boca! Muito bem estruturado e pensado, reflectindo o carácter e grandiosidade de grandes vinhas de altitude do microclima do Vale do Douro. Contraria o panorama de alguns vinhos brancos durienses que por largos anos se colaram em exagero ao aspecto frutado. Coloco o Mirabilis num nível de excelência, superou todas as expectativas por mais optimistas que fossem. Um vinho vendido a um preço de cerca de 39€ em garrafeiras mas que vale cada cêntimo e cada gole!

 

 Imagem retirada do site da Quinta Nova


A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é um exemplo de excelência no enoturismo e nos vinhos que produz. Luxury é a palavra, e quem gosta destes recantos não pode deixar de dar uma escapadela a esta maravilhosa propriedade. Se existem ofertas mais baratas? Existir existem, mas não são a mesma coisa!

 

 

5085-222 Covas do Douro - Portugal

M: +351 969 860 056

T: +351 254 730 430

F: +351 254 730 431

GPS: N 41º 09' 42,88" - W 07º 35' 44,59"

 

Enoturismo: qntourism@amorim.com

Alojamento: quintanovalwh@amorim.com

Restaurante: quintanova@amorim.com

 

 

As restantes fotos na seguinte galeria

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle