Ofícios Tinto 2013

13.12.2017

 

Conheci o Hugo Silva por este meio, o digital. Nunca nos conhecemos pessoalmente, mas a empatia é evidente. Acompanho o seu projecto e ideias da Adega Artesanal, tenho enorme respeito e consideração pelo seu trabalho. Os seus ideais e maneira de olhar para o mundo vínico não me deixam indiferente. É notório que não se interessa em fazer um vinho, só mais um vinho, mas sim algo que mostre diferenciação, sem descurar as tradições e a terra. Intervenções mínimas e qualidade nas uvas que se escolhem, com um trabalho contínuo na vinha. Desta forma lá arranjei maneira de poder provar os seus experimentos, vinhos que cativaram a minha atenção, e não consegui resistir em abrir o seu ex-líbris do Douro, Ofícios Tinto 2013.

 

Ofícios Tinto 2013

Castas: Touriga Franca (50%), Tinta Roriz (20%), Tinta Barroca (20%) e Vinhas Velhas (10%)

 

Região: Douro

 

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

 

PVP: +/- 17€

 

 

Decidi abrir, deixando respirar cerca de uma hora, e então provei! O restante ficou no decanter para atestar mais tarde ao final do dia. O que posso dizer é que me fez sorrir. Afinal eu estava certo, este gajo sabe fazer bom vinho. Grande aroma, fruta limpa, pureza, excelente Touriga. Na boca considero elegante, já pronto a beber, mas com taninos e estrutura para crescer bem mais em garrafa. Quando digo pronto a beber, baseio-me no meu gosto pessoal, vinhos ainda ligeiramente agressivos e "ásperos", daqueles a darem ainda porrada num gajo. O Ofícios 2013 já está muito equilibrado, mas não é um vinho para Barbies. Gosto particularmente da preocupação de integração ajustada da barrica, nada de sobreposição, a dar destaque principal ao vinho, excelente volume, grande persistência, e muito prazer ao beber. Confesso que pensei que seria um vinho difícil, que demorasse a abrir, mas curiosamente não. Vou esperar agora pela evolução deste vinho em garrafa.

 

Temos Douro autóctone e autêntico, parabéns Hugo! Aconselho vivamente a seguirem o projecto da Adega Artesanal. Visitem aqui.

 

Cheers!

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle