Domaine de La Pepière Cuvée Granit 2014

07.08.2018

 

Os dias estão a passar muito rápido, tão rápido quanto a diversidade e quantidade de vinhos que vão assentando no meu copo, pelo que a escrita e consequente partilha de experiências se tornam mais difíceis, para não dizer efémeras, a que se junta uma boa dose de preguiça sazonal. Há uns meses, provei e bebi um vinho que me causou tremendo impacto satisfatório, tanto pela sua personalidade marcante, como também pela qualidade e perfil apresentados. Vale do Loire, uma das minhas regiões predilectas para brancos, mas que oferece alguns tintos com acidez suficiente para uma harmonia perfeita e equilibrada com a fruta vermelha.

 

Domaine de La Pépière fica na região de Muscadet, Nantes, na zona ocidental do Loire. Muscadet é uma região muito famosa pelos seus vinhos brancos, mas aqui consegue-nos surpreender com um tinto algo fora da caixa, um blend de Cabernet Sauvignon, Côt (Malbec), Merlot e Cabernet Franc (cerca de 50%) proveniente de vinhas velhas com mais de 40 anos.

Este
Cuvée Granit revela ser tudo o que o próprio nome nos indicia, um terroir granítico a transmitir mineralidade, acidez e frescura aos vinhos tintos de pouca extracção e concentracção, que empiricamente rotulamos de vinhos tintos de verão. É um verdadeiro achado, uma pechincha para quem quer diversificar e aprofundar o seu conhecimento vínico.

 

Domaine de La Pepière Cuvée Granit 2014

 

No nariz, bastante especiaria, com pimenta branca bem “acesa”, num nível hardcore porreiro, e um aroma que associo também a uma certa componente floral. Em boca, sentimos o impacto da fruta vermelha de elevada pureza, que aliada a uma acidez única, permite um verdadeiro equilíbrio e harmonia nas diversas valências do vinho, cativando a beber mais um copo, e mais um, e mais um! O sabor dos pimentos assados, o toque fumado, tudo com alicerce numa mineralidade regional, permite que este vinho, que muitos apelidarão de "imaturo", consiga ser um excelente parceiro à mesa, um tinto leve e gastronómico, com potencial para crescer e tornar-se mais adulto no futuro. 

 

A fluidez com que se bebe apaixona-me, leve e terroso, plena objectividade em obter sumo de uva fermentado, autêntico, a saber a vinho. Uma opção polivalente nestes meses quentes em que os termómetros bateram recordes. Por cá, encontra-se à venda na garrafeira Os Goliardos em Lisboa.

 

Castas: Cabernet Sauvignon, Côt (Malbec), Merlot e Cabernet Franc (cerca de 50%)

 

Região: Muscadet, Vale do Loire, França

 

Teor Alcoólico: 12% Vol

 

PVP: +/- 10€

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle