Brunch: Messias Blanc de Blancs Grand Cuvée 2010

13.12.2018

 

Nos tempos mais frios, no auge do Outono frio e do Inverno gélido, existe uma actividade caseira que me seduz e agrada sobremaneira, o dito brunch, aquele cena da moda que nem é pequeno-almoço nem almoço, mas sim um misto das duas. Basicamente importámos um hábito e designação já muito corrente em alguns países. Um domingo de final de manhã, vestes de andar por casa, um bom espumante e uma comida confortável, constroem o que considero o cenário perfeito. É sem sombra de dúvidas uma actividade muito valorizada cá por casa. Numa das últimas ocasiões aproveitei para voltar a um espumante que já tinha provado, mas nunca bebido, o Messias Blanc de Blancs Grand Cuvée 2010 das Caves Messias, que considero um dos bons espumantes bairradinos, pelo menos daqueles que vou provando, com vivacidade, elegância, fineza, e com aromas envolvendo alguma complexidade e uma mousse crocante em boca, a revelar nuances de panificação, fazendo lembrar a região de Champanhe.

 

Uns snacks na onda do saudável, bruschettas de salmão fumado, abacate, e ovo. Algo bem composto e confortável para a barriguinha. O espumante é parelha perfeita e flui copo após copo.

 

 

 

 

 

A uva usada é a Chardonnay, de uma parcela única da Quinta do Valdoeiro, onde se procura retirar o máximo potencial desta casta eleita para espumantização segundo o método tradicional. Cor límpida, amarelo palha, tem um aroma contido e elegante, algum citrino envolto nuns aromas de fruto seco. Na boca eleva-se, distingue-se, aliado à frescura está patente uma complexidade extra, uma mousse cremosa onde se destacam alguns aromas secundários, pão, brioche, a dita panificação, muito característica em alguns champanhes franceses. Bolha muito fina e persistente, com óptima secura de boca bem alicerçada na acidez existente. Um dos bons espumantes portugueses que já tive o privilégio de beber, que destaco e marco com destaque. 

 

Messias Blanc de Blancs Grand Cuvée 2010

 

Castas: Chardonnay

 

Região: Bairrada

 

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

 

PVP: +/- 15€

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle