La Vizcaína "La Vitoriana" Lomas de Valtuille 2016

13.10.2019

 

As vinhas do projecto La Vizcaína são oriundas das periferias de Valtuille de Abajo, terra natal de Raúl Pérez. São vinhas velhas, algumas centenárias, onde uma parcela com cerca de um hectare (casta Mencía), e com exposição a Norte, é destinada para produzir o La Vitoriana. Aqui crescem uvas com complexidade e estrutura únicas. 

 

Nariz emana fruto vermelho maduro limpo, de enormíssima qualidade, nariz frutado com expressividade, convida e apela ao beberico automático. Boca muito ampla, tanino fino ou médio, com elegância, sedoso, evidenciando souplesse, com profundidade e vivacidade, um enorme prazer de degustação. A barrica, usada, em momento algum se evidencia, completamente imperceptível, o que se pretende e deveria ser princípio ubíquo na vinificação e estágio de vinhos. São vinhos assim que procuro, frescura, boa acidez, sem sobrematuração e com álcool moderado. Ainda não consegui perceber a cem por cento se são vinhos de autor, ou pura expressão regional e de terroir, o que é certo é que o barbudo vai-nos proporcionando vinhos do camandro, primeira liga, espanhol do carai este Raúl Pérez.

 

À medida que ia bebendo o La Viroriana colheita 2016 fui criando na minha mente uma analogia grosseira, já que por vezes me parecia um vinho que se situa entre um Beajoulais e um tinto do norte do Rhône já com algum estágio e mais macio. Considero estar num momento muito bom para ser bebido, e certamente irá engrandecer com tempo em garrafa, mantendo-se lá bem no topo. Para quem quiser ver o potencial da uva Mencía (a nossa Jaen) no terroir de Bierzo, estes vinhos La Vizcaína são uma óptima escolha e um porto seguro de afirmação qualitativa. Cheers

 

Castas: Mencía

 

Região: Bierzo, Espanha

 

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

 

PVP: +/- 20€

 

 

 

 


 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle