Domaine Huet Brut 2012 Vouvray Pétillant

22.10.2019

 

No que toca as bolhinhas, há uma discussão permanente sobre a melhor relação preço/qualidade do vinho espumante. No topo surge o champanhe, os seus preços são sempre elevados, muito derivado ao preço da uva em Champagne, aliado como é evidente, ao factor de especulação de mercado. Sendo totalmente sincero, quando se começa a beber bom champanhe, e falo a começar ali no patamar dos 40 a 50 euros, torna-se complicado olhar cá para baixo, sobretudo quando vemos alguns espumantes a começar a bater perto destes valores. Existem excepções como é evidente em todas as regiões, grandes crémants na Alsácia e sobretudo no Loire, e os nossos espumantes de gama média da Bairrada e Távora-Varosa são de preço imbatível para o prazer que retiramos deles.

 

Um dos exemplos que trago e contraria a minha teimosia pró-champanhe, é este espumante de uva Chenin Blanc de um famoso produtor do Loire, Domaine Huet, um dos grandes impulsionadores da viticultura biodinâmica. Famoso pelos seus vinhos brancos secos e pelos vinhos de colheita tardia com podridão nobre, botrytis, tem também este espumante da sub-região de Vouvray, na minha opinião de enormíssimo valor, fazendo tremer e "borrar a cueca" muito champanhe de renome.

Detém um nariz discreto mas muito fresco, floral e cítrico, onde na boca se mostra gordo, cremoso e amplo, com uma ténue sensação de levedura e amargor de final de boca. O vinho base é muito limpo, excelente acidez e secura, com ténue sensação de açúcar residual e nota de mel, onde o estágio sur lies, sobre borras, conferiu-lhe estrutura e dimensão, mas que em nada afectou a frescura. Bolha muito fina e agradável presença da mousse que envolve a mucosa palatina e proporciona uma longa persistência.

 

Castas: Chenin Blanc

 

Região: Vouvray, Loire

 

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

 

PVP: +/- 22€

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle