Daterra Viticultores Azos da Paraxe Alicante Bouschet 2017

24.10.2019

 

Laura Lorenzo é sem sombra de dúvidas uma das rock stars do momento na Galiza e no panorama vínico ibérico em geral. O trabalho de viticultura biodinâmica na Ribeira Sacra tem oferecido vinhos cada vez mais afinados e precisos, colheita após colheita, e com um alargamento de portefólio. As vinhas, oriundas da periferia de Manzaneda, no Val de Bibei, na mão da Daterra Viticultores, estão a expressar todo o potencial deste terroir para tintos frescos, leves, salinos e minerais, com perfilde baixo teor alcoólico.

Tive a felicidade de conseguir umas garrafas deste monocasta de
Alicante Bouschet (Garnacha Tintorera). Foram lançadas somente 280 garrafas da colheita de 2017. O Alicante que conheço da nossa oferta nacional, maioritariamente Alentejana, tem um perfil sempre mais opulento e encorpado, que precisa de tempo de garrafa para arredondar e exprimir as suas virtudes. Confesso que parti para a prova deste Azos da Paraxe com alguma dúvida, receoso de ir provar algo imaturo e ainda "verde", contudo tenho aferido que os vinhos da Laura são direccionados para um perfil menos intervencionado, de pouca concentração, extracção e estrutura, mas gulosos e altamente gastronómicos, com profundidade e complexidade, deixando a própria uva exprimir todo o seu potencial.

Com uma cor intensa, não estivéssemos nós na presença de uma casta tintureira, aromas de fruto negro fresco maduro, complexo mas subtilmente fresco. Na entrada de boca tanino fino presente, boa presença e volume de boca onde é notória a fruta, guloso e salivante perante a acidez e salinidade evidenciadas. Vai envelhecer muito bem e ganhar com mais tempo de cave, mas é um vinho que já se bebe e aprecia devidamente, apaixona pela sua abordagem mais leve no Alicante Bouschet.

 

Castas: Alicante Bouschet (Garnacha Tintorera)

 

Região: Ribeira Sacra, Galiza

 

Teor Alcoóilco: 12,5% Vol

 

PVP: +/- 22,50€

 

 

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle