Quinta de Sanjoanne Escolha 2013

28.10.2019

 

A Quinta de Sanjoanne, situada na região de Amarante, é um exemplo que se demarca da filosofia maioritária dos produtores da região dos Vinhos Verdes, quebra com a ideia do vinho branco frutadinho, para ser bebido novo, e se com um bocadito de gás carbónico, melhor. Procurou, ao invés, produzir vinhos com carisma e carácter, de distinção e assinatura, com grande potencial de envelhecimento.

 

É a primeira vez que bebo esta referência, Quinta de Sanjoanne Escolha, aqui na colheita de 2013. Abri ontem e provei ao almoço, guardei um fundinho para poder voltar a ele durante o dia de hoje e partilhar estas palavras convosco. E tal como um vinho evolui em garrafa, este Escolha cresceu com a oxigenação no copo e tornou-se caso sério com o tempo de abertura.

 

Na fase em que se apresenta, releva já boa elegância, alguma fruta cítrica madura no nariz e acidez e mineralidade em boca, secura do palato, permanecendo longo e amplo no final de boca, de volume e estrutura médios, e isso para mim poderá considerá-lo como sendo ainda directo, pode até não ser o descritor correcto, mas uma interpretação pessoal em nada depreciativa, no caso particular desta garrafa, diria até elogioso. Numa comparação grosseira, é como se estivesse a beber um Chablis de colheita recente, ainda com 10 anos pela frente para poder exprimir-se propriamente e ir mostrando mais valências passo a passo. João Pedro Araújo faz vinhos para envelhecerem e durarem em garrafa, este é um deles. Muitos irão dizer que não tem volume e estrutura de boca, entendo, procuram mais imposição de perfil e brancos maturões, não estivéssemos nós na presença de um branco com 11,5% vol. de álcool.

O tempo de garrafa deu-lhe uma complexidade extra, algo que julgo ser uma premissa forte na sua génese, pois é invejável a frescura e juventude deste vinho que certamente ganhará mais estrutura com tempo de cave, e que acredito manter jovialidade por muito muito tempo.

 

Castas: Blend (desconheço as castas presentes, sendo que a Quinta de Sanjoanne conta nas suas vinhas com Arinto, Alvarinho, Avesso, Trajadura, Malvasia Fina e Loureiro)

 

Teor Alcoólico: 11,5% Vol

 

PVP: +/- 15€

 

 

 

 

Please reload

DICAS DE VINHOS BOA COMPRA!

#1 

Muxagat Os Xistos Altos Rabigato 2014

Douro (Branco)

 

#2

Primus 2015

Dão (Branco)

 

#3

Quinta da Pellada Estágio Prolongado 2011

Dão (Tinto)

#4

Dão A Centenária 2015

Dão (Tinto)

#5

Luís Pato Vinhas Velhas 2017

Beira Atlântico (Branco)

#6

Em Cru 2017

Dão (Branco)

#7

António Madeira Colheita 2016

Dão (Tinto)

#8

Argau Cuvée Bruto

Beira Atlântico (Espumante)

#9

Quinta da Serradinha Encruzado e Arinto 2016

Encostas d'Aire / Lisboa (Branco)

#10

Conciso 2014

Dão (Branco)

Actualizado em Junho de 2019

ARTIGOS RECENTES

Também vais gostar

04.11.2019

31.10.2019

Please reload

Please reload

© 2016-2019 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle